Comida brasileira: Orgulho do bobó!

17/09/2018

Será que valorizamos os restaurantes de comida tipicamente brasileira?

Vamos dizer que semana que vem é seu aniversário. Ou aniversário de casamento. Ou, sei lá, aniversário da sua caríssima metade. O fato é que você precisa reservar mesa em um restaurante e, pra variar, não sabe aonde. Qual o primeiro tipo de restaurante que vem à sua cabeça? E o segundo? E o terceiro?
Agora, me diz uma coisa: algum deles foi de comida brasileira?

É fato: a maioria da população considera comida brasileira como algo de 'dia-a-dia'. Na hora da comemoração, tendemos a escolher culinárias de outros países por terem aura mais 'chique'. Quando perguntam pra mim aonde levar alguém especial numa noite idem, sempre incluo um ou mais brasileiros entre as opções e, geralmente, ouço um desdenhoso/surpreso "mas, brasileeeeiro?!" como resposta.

Sim, brasileiro, porque não?!

Se é para ter orgulho de algo nesse país, é da nossa cozinha e da nossa vastidão de ingredientes. Neste tema, somos mesmo gigantes.

Sai o risoto italiano e entra uma autêntica galinhada.
É a vez da comida brasileira!

Chega de acharmos não-digno de datas comemorativas o que é da nossa terra, o que conta nossa história, o que carrega nossa identidade. Pergunte para um italiano ou um francês se eles acham esquisito festejar em restaurantes que servem a comida de seu país. Esquisito é o olhar de estranhamento que eles vão te lançar...

Cada vez mais nossa gastronomia está ganhando cozinheiros talentosos e reinventando a si mesma com ousadia e vigor. Profissionais como Fábio Vieira (Micaela), Roberta Sudbrack (Pássado Verde), Bel Coelho (Clandestino), Ivan Ralston (Tuju), Thiago Castanho (Remanso do Bosque), Manuelle Ferraz (A Baianeira), Victor Dimitrow (Petí), e tantos outros, merecem ser conhecidos e reconhecidos.

Deixe seu risoto de lado e dê chance a uma bem temperada galinhada.
Substitua o cuscuz de semolina pela delícia crocante de um cuscuz de farinha Uarini.
Troque o shoyu por molho de tucupi preto.
Chame polenta de angu - se for de milho crioulo, melhor ainda.
Vai por mim: nossa comida é sensacional. E para todas as horas.

Freecook Brasil
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora